É muito bonito falar sobre o empreendedorismo feminino, você já pensou no por que muitas mulheres entra pra esse meio?
Então vamos falar sobre isso hoje, sobre os motivos que fazem a mulher a empreender.
Vamos falar de um dos mais comuns que existe, a maternidade, mulheres que tem filhos, geralmente tendem a empreender dentro de casa, segundo a pesquisa do Valor Globo, a presença de crianças pequenas, de até 3 anos, reduz de forma significativa a participação das mulheres no mercado de trabalho. Em lares com crianças de até 3 anos, o nível de ocupação das mulheres de 25 a 49 anos era de 54,6% em 2019. No caso de lares sem crianças nessa faixa etária, a taxa era de 67,4%. Já com os homens em lares com filhos pequenos, de até 3 anos, o índice é de 89,2% em 2019, e de 83,4% quando não se tem filho nessa faixa etária, ou sem filhos. E aí a pergunta é... o que essas mulheres fazem em média 4 anos da sua vida, com uma criança? Principalmente se é mãe solo?!
Outro dado muito importante do IBGE, é que em 2019 apenas 35,6% das crianças de até 3 anos frequentavam escola ou creche em 2019. O motivo é que faltam instituições públicas que acolham crianças dessa faixa etária, enquanto as mães trabalham.
Outro ponto que fazem mulheres empreender mesmo trabalhando, é para complementar renda. Quem não conhece alguma mulher que trabalha, e vende alguma coisa, desde bolo de pote à roupa intima?
Mulheres com altos cargos em empresas são mínimos ainda, e quando se tem muitas vezes se ganham menos que os homens, e com mesmas funções.
Então para complementar renda elas aprendem a empreender, com muito mais facilidade do que os homens.
Outra causa que fazem a mulher empreender mais digitalmente, são as deficiências físicas. Você sabia que no Brasil existem em torno de 24% de pessoas PCD (Pessoa com deficiência), e que 53,24% são mulheres e dessas mulheres 47,36% são pretas e 93% de dessas mulheres não tem computador? Mas esse tema é muito amplo e vou fazer um texto somente sobre isso, por alto com essas informações podemos somente concluir que o meio por onde mulheres PCDs podem empreender, elas não tem acesso, que é o computador, e isso é muito sério.
A verdade é que a mulher empreende por necessidade, sendo ela de classe média ou baixa é assim, umas mais outras menos, mas empreendem, e quando você é mulher, preta então... aí o machismo vem junto com o racismo, que impacta diretamente a vida delas, fazendo a insegurança e a depressão tomar conta de suas mentes, e o empreendedorismo é um caminho que as fazem seguir.
Incentive pequenas empreendedoras, compre delas, não romantize o empreendedorismo feminino, acolha essas mulheres, faça a sua parte e com certeza ela terá força para seguir essa árdua estrada, que se chama vida.
By Grazy Cristina
Consultora de empreendedorismo e Marketing
Comentários
Postar um comentário