Olarrrr pessoas !!!! Tudo bem com vocês?
Gente, hoje senti a necessidade de abordar o tema de gordofobia e pressão estética. Eu vi um vídeo e simplesmente não consegui acreditar como esse comportamento é reproduzido de forma compulsória, até por quem é vitima disso.
A pressão estética sempre aconteceu, e com a era das mídias sociais isso se intensificou e acontece muito, seja vc de qual gênero for.
Sempre há uma pressão de que vc tem que ser assim ou assado. Nem muito gordo, nem muito magro, pode ser forte, mas nem tanto, homens com pancinha, muitas vezes são zuados, desde a adolescência, as mulheres então, muitas vezes passam anos de privações alimentares pra caber num determinado número de manequim.
Existe uma associação e até argumentação de que necessariamente todo gordo não se cuida ou que é preguiçoso, come muito ou que não é saudável ou ativo.
O que existe é um movimento de desvalorização de quem não se enquadrada nos padrões que foram estabelecidos, sabe lá por quem.
Muito magro, porque não come ou que não está saudável, muito gordo porque é preguiçoso ou guloso, e tbm não é saudável, muito forte,porque toma bomba e tem pir*#@' pequena, enfim uma infinidades de bobagens que infelizmente em alguma etapa de nossas vidas já fez algum sentido em nossas mentes contaminadas.
Gordura e magreza pode ter inúmeros fatores. E passou da hora de normalizar, principalmente humanizar os corpos gordos, não só eles, mas normalizar as diferenças de cada um. Seja os muito magros,os muito fortes, gordos enfim.
Vou ressaltar aqui os corpos gordos, porque esse é o tema que eu mais vejo que afeta pessoas desde sua adolescência.
Precisamos nos empoderar e aceitar nossos corpos ou não tbm. Mas essa decisão tem que ser SUA, consciente e respeitando os SEUS gostos, vontades e personalidade.
Hoje existe bastante representatividade comparado a antigamente.
Então procure esse meio para que vc se sinta pertencente, consiga ter bons exemplos e espelhos de quem luta as mesmas lutas que vc, mas mantém uma relação saudável consigo mesmo. E que vc decida prezando sempre pela sua saúde tanto física, quanto mental.
Existem algumas pessoas muito bacanas que abordam esse tema de forma clara e são símbolo de aceitação, empoderamento e principalmente luta contra a gordofobia.
Vou deixar aqui e espero, que ajude a vocês homens, mulheres ou trans a se olharem com carinho. Hoje existe o movimento Body Positive e a maioria dos perfis que coloquei aqui aderem.
Vou deixar o link de uma matéria que li da GABRIELA LOUREIRO com EDIÇÃO CRISTINE KIST sobre o assunto, para quem quiser se aprofundar mais.
Amei!! Sofro gordofobia diariamente, em academias, no trabalho... Difícil e muito cansativo de lutar contra. O que me ajuda são estes influenciadores, eles me ajudam a continuar lutando
ResponderExcluir