Pular para o conteúdo principal

Por que a xenofobia não é levada a sério no Brasil?

Olarrrr pessoas !!!! Tudo bem com vocês?

Quem está acompanhando bbb desde o começo viu uma das participantes (Juliette) sofrer inúmeras vezes preconceito, por sua fé, seu jeito de falar rápido, seu sotaque e alguns de seus costumes. Isso pode até ter te deixado apenas desconfortável ou somente não ter sido interessante de assistir. Mas será mesmo que a gente se deu conta da gravidade desse tipo de agressão???  Será que a gente percebe isso no nosso dia a dia? Se percebe, o que você faz?

Devido a essa rejeição dentro do reality, que foi pesado e feio de assistir, não só as agressões ,mas a omissão dos outros participantes. O público a acolheu, e sem querer seus companheiros de reality, lhe entregaram todo protagonismo e favoritismo com seus preconceitos descabidos e ataques desproporcionais.

 Com seu jeito espontâneo, sotaque arrastado, e sempre falante, segue como favorita ao premio e está pra bater a marca de 14 milhões de seguidores no Instagram.

 Mas o que muita gente não sabe é que esse tipo de preconceito que Juliette sofreu tem nome: xenofobia, e assim como o racismo é crime.

A palavra xenofobia tem origem grega e significa resumidamente aversão ao estrangeiro. 

A xenofobia é um tipo de preconceito contra quem nasceu em um lugar diferente do seu e geralmente  ela está associada ao racismo e pode ser entendida por meio da intolerância religiosa ou de preconceitos acerca do local de origem.

É impressionante que em pleno 2021 a gente ainda veja esse tipo de coisa, ainda mais no nosso pais, que é totalmente plural e multicultural, mas infelizmente mesmo sendo um crime previsto em lei, tem se tornado um crime bem comum. 

A xenofobia pode ser enquadrada na Legislação sobre crimes de ódio.

O artigo 140, § 3º, do Código Penal, estabelece uma pena de 1 a 3 anos de prisão, além de multa, para as injúrias motivadas por “elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem, ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”

 Inclusive a lei por completo deixa extremamente claro a importância e as vertentes desse crime. 

Pra quem quiser conferir o link é  esse abaixo:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7716.htm

Enquanto o reality segue e pelo visto lá dentro terá justiça. Seguimos aqui fora torcendo e almejando, que um dia a cor da pele, lugar de onde você veio ou sotaque não determine a forma com que seremos tratados. 

Que a gente não se cale e use da justiça, seja pra nós, ou pra o que presenciarmos com os outros.

Um cheiro. Se cuidem, lavem bem as mãos  e usem máscara. 

Até a próxima.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do fundo do baú : Anos 70

  Olarrrr pessoas !!!!   Tudo bem com vocês? Na época de vocês também tinha umas coisas específicas, que fizeram o maior sucesso ou que marcou muito sua infância ??? Esse post vai revirar seu baú  de memórias.  Vamos começar  com o que foi destaque na infância dos anos 70:  Tubaína As tradicionais Tubaínas, eram encontradas em garrafas de 600 ml, iguais às de cerveja, que eram retornáveis também. Em algumas regiões eram vendidas em saquinhos com canudos. Pirulito do Zorro Era retangular e não  redondo, como os outros. Tinha sabor de caramelo com coco, meio duro, "puxento" e que grudava nos dentes.  Era praticamente uma bala em um palito. Kkkkk Dadinho É    irresistível, doce, macio, de amendoim, impossível comer só  um. Foi o primeiro doce a ser comercializado em embalagem metalizada no Brasil.   Continua fazendo sucesso até  hoje entre crianças e adultos. Bolachas Mirabel Era um pequeno pacote de bolachas wafer com oito u...

Romantização das relações familiares

  Olarrrr pessoas !!!!   Tudo bem com vocês?   Antes de começar  o post, queria avisar que ele pode conter alguns gatilhos, por isso que o título  do post hoje foi bem explícito e se você não  está  preparado(a) pra ler agora. Tome seu tempo e volte outro momento.  Lendo as notícias dessa semana, me deparei com a parte de fofocas e a mais comentada da semana tem sido sobre a briga da família Medina. Até  aí  nada de novo sob o sol. Mas o que me chocou mesmo, foi ver os comentários: de como mãe  é  sagrada, filho não pode brigar com a mãe, enfim e muitas outras coisas.  E ai a gente acaba se deparando com uma coisa muito perigosa e que adoece pessoas, e as faz pensar que elas são pessoas ruins. A romantização das nossas relações  familiares.  Amor de mãe retratou um pouco sobre relacionamento tóxico entre as famílias, mas precisamente a figura da mãe. E pasmem gente. Isso é muito comum.  O caso do menino Henr...

Do fundo do baú : Anos 80

  Olarrrr pessoas !!!!   Tudo bem com vocês?  Continuando na série de posts: Do fundo do baú.  Vamos mostrar coisas que fizeram o maior sucesso ou que com certeza marcaram muito sua infância.  Esse post vai revirar seu baú  de memórias.  Dessa vez vamos conferir guloseimas da infância dos anos 80: 1.  Bubbaloo   Foi lançado no Brasil pela Adams e em demais países da América Latina em 1983. O diferencial era um recheio líquido supersaboroso. Era  o chiclete mais caro da cantina. 2.  Ping-Pong Foi o primeiro chiclete brasileiro,lançado pela Kibon em 1945. Vinha com uma figurinha diferente. Os álbuns eram febre nas escolas. E "bater" figurinhas era uma brincadeira comum da época. 3.  Pastille São  pastilhas sortidas com sabores de frutas, sempre estão presentes até hoje nas sacolas de lembrancinhas de aniversário e nas brincadeiras pra fingir que era  remedinho... kkk. Particularmente são  minhas favoritas ...