Olarrrr pessoas !!!! Tudo bem com vocês?
Quem está acompanhando bbb desde o começo viu uma das participantes (Juliette) sofrer inúmeras vezes preconceito, por sua fé, seu jeito de falar rápido, seu sotaque e alguns de seus costumes. Isso pode até ter te deixado apenas desconfortável ou somente não ter sido interessante de assistir. Mas será mesmo que a gente se deu conta da gravidade desse tipo de agressão??? Será que a gente percebe isso no nosso dia a dia? Se percebe, o que você faz?
Devido a essa rejeição dentro do reality, que foi pesado e feio de assistir, não só as agressões ,mas a omissão dos outros participantes. O público a acolheu, e sem querer seus companheiros de reality, lhe entregaram todo protagonismo e favoritismo com seus preconceitos descabidos e ataques desproporcionais.
Com seu jeito espontâneo, sotaque arrastado, e sempre falante, segue como favorita ao premio e está pra bater a marca de 14 milhões de seguidores no Instagram.
Mas o que muita gente não sabe é que esse tipo de preconceito que Juliette sofreu tem nome: xenofobia, e assim como o racismo é crime.
A palavra xenofobia tem origem grega e significa resumidamente aversão ao estrangeiro.
A xenofobia é um tipo de preconceito contra quem nasceu em um lugar diferente do seu e geralmente ela está associada ao racismo e pode ser entendida por meio da intolerância religiosa ou de preconceitos acerca do local de origem.
É impressionante que em pleno 2021 a gente ainda veja esse tipo de coisa, ainda mais no nosso pais, que é totalmente plural e multicultural, mas infelizmente mesmo sendo um crime previsto em lei, tem se tornado um crime bem comum.
A xenofobia pode ser enquadrada na Legislação sobre crimes de ódio.
O artigo 140, § 3º, do Código Penal, estabelece uma pena de 1 a 3 anos de prisão, além de multa, para as injúrias motivadas por “elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem, ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”
Inclusive a lei por completo deixa extremamente claro a importância e as vertentes desse crime.
Pra quem quiser conferir o link é esse abaixo:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7716.htm
Enquanto o reality segue e pelo visto lá dentro terá justiça. Seguimos aqui fora torcendo e almejando, que um dia a cor da pele, lugar de onde você veio ou sotaque não determine a forma com que seremos tratados.
Que a gente não se cale e use da justiça, seja pra nós, ou pra o que presenciarmos com os outros.
Um cheiro. Se cuidem, lavem bem as mãos e usem máscara.
Até a próxima.
Comentários
Postar um comentário