Pular para o conteúdo principal

Dicas de leitura 2021

 Olarrrr pessoas !!!! Tudo bem com vocês? 

Ler é uma coisa prazerosa pra alguns, uma obrigação pra outros e um tédio pra outros.

Eu particularmente amo ler. Mas não  por obrigação.  Leio somente o que me interessa e me atrai. Mas a leitura sempre pode trazer inúmeras coisas boas.

Separei aqui as melhores dicas de leitura para 2021 e um breve resuminho pra ficar mais fácil ver qual te interessa. 

Porque não existe nada pior, do que odiar um livro e não  conseguir deixar ele de lado, porque não gosta de deixar uma história inacabada.

Sendo assim, vamos a minha listinha de leituras, que você  PRECISA conhecer, os temas são  variados e tem pra todos os gostos:

1. Uma terra prometida - Barack Obama   O Obama narra, nas próprias palavras,sua história, desde quando era jovem, em busca de sua identidade, até se tornar um dos maiores líderes do mundo. 

Tem detalhes surpreendentes, ele descreve sua formação política e os momentos marcantes, do primeiro mandato de sua presidência histórica. Ele conduz quem lê por uma jornada cativante, que inclui suas primeiras aspirações políticas, a noite decisiva de 4 de novembro de 2008, quando foi eleito 44º presidente dos Estados Unidos. O primeiro afro-americano a ocupar o cargo mais alto do país. Vale muito a pena a leitura.

2. Pequeno manual antirracista - Djamila Ribeiro  

Com o movimento black lives matters. A discussão em torno do racismo se intensificou muito. Este foi um dos livros que mais se destacaram em 2020 e segue sendo um dos mais vendidos em 2021. A filósofa e ativista Djamila Ribeiro discute temas como o racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. A autora mostra possibilidades de reflexão, para que a gente aprofunde conhecimento sobre discriminações racistas estruturais, pra também  assumir o seu papel na luta pela transformação das coisas. 

3. Até que a morte nos Ampare - Marcos Martinz

Foi uma grata surpresa dessa lista e que fala sobre um tema sério,com muita fantasia, leveza e um humor afiado e ácido.  

A história de Rosinha é  surpreendente, uma jovem que morreu aos 17 anos, no dia de seu casamento. O autor mescla suspense, drama e momentos divertidos na figura da simpática personagem Dona Morte, que junto ao Marcos e a própria Rosinha, formam um trio, para que depois de séculos contem a história dela, e  finalmente desvendem quem tirou sua vida. Vale muito a pena conferir.

4. Torto arado - Itamar Vieira Junior 



É um romance brasileiro de 2019, escrito pelo autor baiano Itamar Vieira Junior. Venceu alguns prêmios, como o Prêmio Jabuti. Essa história conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, cada uma com personalidades distintas e marcadas por um acidente de infância, elas vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.

5. Pessoas Normais - Sally Rooney 

Foi publicado em 2018 e fez muito sucesso logo em seu lançamento. Chegou em português recentemente, pela Companhia das Letras, e merece sua leitura. 

A história fala sobre o primeiro amor.  Connell e Marianne, enfrentam problemas familiares e classes sociais, uma vez que a mãe de Connell trabalha como empregada doméstica para a família de Marianne.

6. Afetos ferozes - Vivian Gornick

 Esse livro me preendeu completamente e não  é  a toa que está  entre os melhores de 2021, mesmo tendo sido lancado em 2019. Conta história de  Vivian, que  sofre a influência de dois modelos femininos bastante distintos: o da mãe neurótica, teimosa e inteligente; e o de Nettie, sua apaixonada vizinha, viúva, mãe de um bebê, e consciente sensualidade.  As duas representam padrões que Vivian detesta e ao mesmo tempo anseia, e que vão determinar seu relacionamento futuro com os homens, com o trabalho e com outras mulheres pelo resto da sua vida.

Espero que tenham gostado. Um cheiro. Se cuidem, lavem bem as mãos  e usem máscara. 

Até a próxima




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Do fundo do baú : Anos 70

  Olarrrr pessoas !!!!   Tudo bem com vocês? Na época de vocês também tinha umas coisas específicas, que fizeram o maior sucesso ou que marcou muito sua infância ??? Esse post vai revirar seu baú  de memórias.  Vamos começar  com o que foi destaque na infância dos anos 70:  Tubaína As tradicionais Tubaínas, eram encontradas em garrafas de 600 ml, iguais às de cerveja, que eram retornáveis também. Em algumas regiões eram vendidas em saquinhos com canudos. Pirulito do Zorro Era retangular e não  redondo, como os outros. Tinha sabor de caramelo com coco, meio duro, "puxento" e que grudava nos dentes.  Era praticamente uma bala em um palito. Kkkkk Dadinho É    irresistível, doce, macio, de amendoim, impossível comer só  um. Foi o primeiro doce a ser comercializado em embalagem metalizada no Brasil.   Continua fazendo sucesso até  hoje entre crianças e adultos. Bolachas Mirabel Era um pequeno pacote de bolachas wafer com oito u...

Romantização das relações familiares

  Olarrrr pessoas !!!!   Tudo bem com vocês?   Antes de começar  o post, queria avisar que ele pode conter alguns gatilhos, por isso que o título  do post hoje foi bem explícito e se você não  está  preparado(a) pra ler agora. Tome seu tempo e volte outro momento.  Lendo as notícias dessa semana, me deparei com a parte de fofocas e a mais comentada da semana tem sido sobre a briga da família Medina. Até  aí  nada de novo sob o sol. Mas o que me chocou mesmo, foi ver os comentários: de como mãe  é  sagrada, filho não pode brigar com a mãe, enfim e muitas outras coisas.  E ai a gente acaba se deparando com uma coisa muito perigosa e que adoece pessoas, e as faz pensar que elas são pessoas ruins. A romantização das nossas relações  familiares.  Amor de mãe retratou um pouco sobre relacionamento tóxico entre as famílias, mas precisamente a figura da mãe. E pasmem gente. Isso é muito comum.  O caso do menino Henr...

Do fundo do baú : Anos 80

  Olarrrr pessoas !!!!   Tudo bem com vocês?  Continuando na série de posts: Do fundo do baú.  Vamos mostrar coisas que fizeram o maior sucesso ou que com certeza marcaram muito sua infância.  Esse post vai revirar seu baú  de memórias.  Dessa vez vamos conferir guloseimas da infância dos anos 80: 1.  Bubbaloo   Foi lançado no Brasil pela Adams e em demais países da América Latina em 1983. O diferencial era um recheio líquido supersaboroso. Era  o chiclete mais caro da cantina. 2.  Ping-Pong Foi o primeiro chiclete brasileiro,lançado pela Kibon em 1945. Vinha com uma figurinha diferente. Os álbuns eram febre nas escolas. E "bater" figurinhas era uma brincadeira comum da época. 3.  Pastille São  pastilhas sortidas com sabores de frutas, sempre estão presentes até hoje nas sacolas de lembrancinhas de aniversário e nas brincadeiras pra fingir que era  remedinho... kkk. Particularmente são  minhas favoritas ...